2 e 3 de dezembro de 2013
É com satisfação que anunciamos o colóquio internacional Educação, Ética e Política na Contemporaneidade.
O Colóquio contará com mesas de comunicações de pós-graduandos
Os interessados devem enviar propostas de comunicação até dia 15 de outubro de 2013 (terça-feira) para o endereço: coloquio.nuffc2013@gmail.com
As propostas devem conter:
• título
• resumo (com no máximo 1500 caracteres), com até cinco palavras-chave.
• titulação e filiação institucional.
As comunicações serão de 20 minutos cada. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados.
Trata-se iniciativa do NuFFC (Núcleo de filosofia francesa contemporânea/PPGF-UFRJ)
com apoio da PUC-Rio, UFRJ, Maison de France e Delegação para o Cone sul e o Brasil do Ministério das Relações Exteriores.
O Colóquio contará com a participação de:
Patrice Vermeren ("key speaker", diretor do departamento de filosofia de Paris 8), Susana Villacicencio (UBA), Ricardo Viscardi (UDELAR), Claudia Murta (UFES), Laurence Cornu (Tours), Carlos Ruiz-Schneider (Universidade do Chile), Ricardo Espinoza (PUCV), Pamela Soto (PUCV), Aurore Jacquard (Paris 8), Lousie Ferté (Paris 8), Paulo Cesar Duque-Estrada (PUC-Rio), Walter Kohan (UERJ), Leonardo Maia (UFRJ), Gustavo Chataignier (PUC-Rio), Rodrigo Nunes (PUC-Rio), Filipe Ceppas (UFRJ), Rafael Haddock-Lobo (UFRJ), Norman Madarazs (PUC-RS).
Comissão Organizadora
Filipe Ceppas (Faculdade de Educação-UFRJ e PPGF/UFRJ)
Gustavo Chataignier Gadelha (Departamento de Comunicação/ PUC-Rio; pesquisador associado do Departamento de Filosofia de Paris 8)
Leonardo Maia (Faculdade de Educação-UFRJ)
Em um momento onde o tempo se insinua com rupturas (sem contudo evidenciar uma forma de continuidade) em relação à ordem estabelecida, a relação entre ética, política e educação se dá a pensar. Não tanto enquanto um “objeto”, mas como uma interpelação – e vital. O pensamento francês desempenha um papel central no que concerne às questões contemporâneas da integração de diferenças culturais (a filosofia da diferença), bem como no que diz respeito às questões políticas daí decorrentes (a ideia de uma democracia sempre porvir). Se os contextos histórico e político impõem reconfigurações relativas ao poder instituído, a filosofia, por seu turno, trabalha há muito na crítica do princípio identitário. Suas “regras” não são construídas senão ao ritmo de encontros. Tal assertiva dirige um apelo renovado à ética. Primeiramente, a ética se demonstra necessária, talvez mais do que nunca, posto que não se resume em afirmar a contingência das experiências – mas, em um só tempo, também procura abrir a filosofia ela mesma ao devir. Em segundo lugar, a educação atravessa a filosofia como capacidade de se legar ao outro, o que torna efetiva a marca da ética. É, portanto, legítimo questionar-se a respeito do papel da educação na desnaturalização do tempo presente, em nome da experiência do outro e com o outro. Finalmente, que se pense, relativamente às questões de ordem pedagógica, por exemplo, nos esforços, sempre tensos, de universalização do acesso ao conhecimento e ao pensamento – sem que se recaia no princípio de dominação. Isto é tanto mais crucial quando se observa que os ditos países emergentes passam por uma onda, ao menos quantitativa, de inclusão educacional. Em suma: qual educação (e filosofia) desejamos para o futuro?
Educação, Ética e Política na Contemporaneidade
Programação
2 de dezembro - PUC-Rio
Auditório K102, prédio Kennedy
Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea
3 de dezembro - IFCS/UFRJ
Salão nobre, IFCS
Largo do São Francisco s/n, Centro
Promoção: NuFFC, PPGF-UFRJ, PUC-Rio, Consulado Geral da França no Rio, Delegação para o Cone sul e o Brasil do Ministério das Relações Exteriores da França.
email: coloquio.nuffc2013@gmail.com
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